Select Language

Check Application Status
en

Resource Zone

Liderança e comunicação eficazes durante uma crise

Jerry Soverinsky

Rate 1 Rate 2 Rate 3 Rate 4 Rate 5 0 Ratings Choose a rating
Please Login or Become A Member for additional features

Note: Any content shared is only viewable to MDRT members.

Agora, mais do que nunca, as empresas precisam de uma liderança forte, pois a COVID-19 afeta comunidades em todo o mundo.

Embora trabalhar em casa já fosse uma tendência antes do surto do Coronavírus, muitas empresas ofereciam essa opção de contratação apenas eventualmente. As dinâmica mudou, quase da noite para o dia em algumas áreas, de uma opção para uma obrigação imposta pela COVID-19.

Passar por esses tempos imensamente difíceis não é fácil para ninguém – particularmente para os líderes de equipes. Vocês são o foco das atenções de todo mundo agora, diante das incertezas. Isto torna crítica a habilidade de se comunicar, que inclui os seguintes fatores:

Continuidade

Um colega relata que somente quatro dias completos depois que o governo local declarou o estado de emergência, ele recebeu um e-mail do seu supervisor na empresa, detalhando os novos protocolos e processos. Quatro dias.

Durante esse tempo, enquanto ele priorizava seu planejamento familiar, a incerteza no trabalho acrescentou mais ansiedade à situação. O escritório estava aberto? Os negócios prosseguiram? Seus projetos em andamento sofreram alterações?

Até o limite possível, enquanto priorizava questões de saúde e segurança, mantinha a comunicação com a sua equipe durante a crise, ao mesmo tempo definindo as expectativas de frequência e duração das comunicações. Mesmo se essa comunicação não fosse suficiente para fornecer as respostas essenciais para o grande espectro de perguntas que chegarão para você, essa comunicação tem o importante objetivo de manter a conexão e reduzir a ansiedade coletiva.

Clareza

Os problemas de recursos humanos serão os primeiros da lista para todos. Portanto, qualquer coisa que você possa fazer para oferecer segurança profissional será muito bem-vinda. E se não tiver como fornecer essas informações, reconheça este aspecto da situação. A transparência é essencial para manter qualquer semelhança com o moral habitual da equipe.

Cada comunicação deve também incluir detalhes precisos sobre as comunicações futuras – sua frequência e duração esperadas – ao mesmo tempo permitindo pontos de interação adicionais em que as condições podem interferir.

Se você agendar teleconferências, forneça a pauta aos participantes antecipadamente, assegurando que a discussão seja o mais centrada possível.

Se houver fatores desconhecidos, declare-os claramente desde o início. Por exemplo, a escola de nível fundamental do meu filho ofereceu conferências entre pais e professores online, e os pais foram informados de que os professores não tinham informações sobre quando a escola voltaria a funcionar, se as aulas continuariam do ponto em que haviam sido interrompidas, ou se as crianças passariam para a próxima série se a escola não reabrisse as portas até o outono.

Calma

Durante esta crise sem precedentes, os membros da sua equipe vão procurá-lo, em busca de uma liderança sólida, que será avaliada, em grande parte, conforme a sua atitude. Manter-se calmo é essencial, um comportamento comedido que demonstra que você mantém o controle (mesmo sabendo, conforme a pandemia deixa claro, que não temos como controlar muitas coisas).

O planejamento antecipado em relação à comunicação pode ser necessário. O preparo estrutura suas ideias e o mantém em posição de agir, à medida que você se dirige à sua equipe.

Matéria publicada originalmente no Blog da MDRT.

 

{{GetTotalComments()}} Comments

Please Login or Become A Member to add comments