Select Language

Check Application Status
en

Resource Zone

5 etapas para lidar com a incerteza presente na posição de liderança

Maria Church, CSP, CPC

Rate 1 Rate 2 Rate 3 Rate 4 Rate 5 0 Ratings Choose a rating
Please Login or Become A Member for additional features

Note: Any content shared is only viewable to MDRT members.

Os líderes são humanos e ser inseguro é algo humano. Descubra como você pode abraçar a própria vulnerabilidade e encontrar novas oportunidades.

Muitas vezes, as pessoas esperam que os líderes sejam detentores de todas as respostas. Se você não tem a resposta para um desafio que pertence a sua posição de liderança, é possível que você se sinta inadequado, incerto e vulnerável. Nenhuma dessas emoções é agradável e não são vistas com bons olhos no local de trabalho - ou então você pode ter ensinado isso. 

Porém, você acredita que, como um líder, você nunca deve experimentar alguma incerteza? Você é um ser humano e está preparado para a luta, pois muitas coisas podem acontecer. Você experimenta tudo de bom, ruim e feio que vem acompanhado do fato de ser um humano. 

Dessa maneira, como você deve trabalhar com a incerteza e a vulnerabilidade de ser um líder? Siga estas cinco etapas:  

1. Abrace a incerteza e a vulnerabilidade 

Muitas vezes, os líderes tentam enterrar toda a incerteza. Essa estratégia de enterrar e entorpecer pode funcionar durante um determinado tempo, ou seja, até aparecer uma doença, úlcera ou coisa pior. Por que você acha que algumas pessoas responsáveis por funções de liderança são tão estressadas, obesas e viciadas? Isso acontece porque os sentimentos estão enterrados e entorpecidos. 

O interessante sobre a estratégia de entorpecimento é que, ao fazer isso com seus sentimentos “ruins”, como incerteza, vulnerabilidade, dúvida e medo, você também está entorpecendo seus sentimentos “bons” de alegria, paz e gratidão. 

2. Permaneça presente 

Não se preocupe com o futuro e nem viva no passado. O presente é o único momento que você tem para viver, então por que desperdiçá-lo? A natureza da incerteza baseia-se no fato de que o futuro é desconhecido. O tempo que você gasta se preocupando com o que pode acontecer no futuro é apenas um exercício de ficção. 

O que é viver e abraçar o momento presente? O momento de incerteza e vulnerabilidade é onde se encontram a criatividade, a alegria e a beleza. Atravessar a porta da incerteza e da vulnerabilidade é um ato repleto de infinitas possibilidades, pois é a localização do seu verdadeiro e autêntico 'eu'. A paz é encontrada na autenticidade. 

3. Permaneça em sua própria pista 

Ao se comparar com as outras pessoas, você corre em direção ao fracasso. Não é porque você não pode ter tanto sucesso quanto outra pessoa, mas porque você não pode ser outra pessoa. A única coisa que você pode ser é a sua melhor versão - um 'eu' melhor, autêntico e verdadeiro. 

Isso pode ser um desafio durante os períodos de incerteza, pois você pode encontrar outras pessoas lidando com o mesmo problema e com mais facilidade. Em vez de se comparar a eles, afaste-se e observe. Saiba que você encontrará paz quando não estiver fingindo e procurando ser mais autêntico. 

4. Pratique a gratidão 

Nada conseguirá trazê-lo para o presente mais rápido do que a gratidão. Ao praticar a gratidão, você se lembra das bênçãos e oportunidades que o cercam neste momento. O engraçado do estado de gratidão é que, quando você se concentra no que é grato, você recebe ainda mais. Sim, mais. 

Tudo aquilo que ocupa o seu foco mental e espiritual reflete em todos os aspectos da sua vida. Portanto, se você está se concentrando nos fatores que o tornam grato, você verá outros resultados aparecendo. 

O contrário também é verdadeiro. Se o seu foco está na preocupação e no medo, então, prepare-se para mais preocupação e medo. Seus pensamentos são uma força poderosa, então seja intencional e estratégico sobre os assuntos que merecem o seu foco. 

5. Seja amoroso e verdadeiro consigo mesmo e com os outros 

Em momentos de incerteza, seja gentil e gracioso consigo mesmo e com os outros. Saiba que as outras pessoas estão vivendo os mesmos sentimentos ruins. Ao praticar a bondade amorosa, você encontrará paciência, graça e empatia. Diga a si mesmo a verdade sobre o que está sentindo e prepare-se para quando os sentimentos e pensamentos positivos e negativos voltarem a sua mente. Honre e reconheça todas as respostas recebidas e mude intencionalmente para sentimentos e pensamentos mais solidários e amorosos. Como você muda? Faça aquilo lhe dá alegria e concentre-se no presente para desfrutar plenamente dessa atividade. O caminho certo é aquilo que lhe dá felicidade. Isso pode ser realmente tão simples no que parece ser uma grande complexidade. 

Lembre-se de que a incerteza e a vulnerabilidade são o berço da verdade, autenticidade, criatividade e beleza. Se você escolher (sim, é sua escolha) abraçar a incerteza, permanecer presente no momento com gratidão e oferecer uma graça amorosa a si mesmo, então você encontrará oportunidades tremendas para ajudar a moldar um futuro que não seria possível sonhar. 

Maria Church é palestrante, consultora e coach executiva especializada em cultura organizacional, agilidade de mudança e desenvolvimento de liderança. Fale com ela pelo e-mail www.drmariachurch.com.  

Matéria publicada originalmente no Blog da MDRT

 

{{GetTotalComments()}} Comments

Please Login or Become A Member to add comments